"
Menu
Contato
  • Av. Min. José Américo de Almeida, 442 Sala 201 - Torre
    João Pessoa - PB
  • +55 (83) 3221–2900 / (83) 9 9984-0029
  • Enviar e-mail






Artigo - Como escolher o melhor tipo societário para abrir uma empresa

qode interactive strata

Palavra-Chave: tipo societário, carga tributária brasileira
cargas tributárias,carga tributária.
Tags: tipo societário, melhores tipos societários

Meta-Descrição: Se você está pensando em abrir uma empresa sem dúvidas um dos detalhes mais importantes é decidir o tipo societário e as cargas tributária. Confira agora as cargas tributárias.

Primeiramente é fundamental entender o que é tipo societário e a importância disso para abrir uma empresa. A saber, tipo societário significa o conjunto de pessoas que em prol de uma mesma ideia de empresa se unem e estabelecem uma sociedade empresária e é a partir dele que incidira a carga tributária brasileira.

Dessa maneira, pessoas que tem o mesmo propósito de negócio trabalhando juntas. A sociedade empresária é basicamente a união de pessoas em prol de um fim económico, ou seja, o mesmo desejo de lucrar em determinado ramo.

Dentro do conceito de sociedade existem vários tipos societários. Com o fim de te auxiliar a como escolher o melhor tipo societário para abrir uma empresa separamos 6 deles. Veja agora e decida qual será o tipo ideal para que você possa abrir uma empresa.

Sociedade Empresária x carga tributária brasileira

Conforme mencionado acima, a sociedade empresária é a junção de pessoas com um fim económico. Ou seja, sócios que criam uma empresa com a ideia de obter lucros através da atividade empresária. E dessa forma todos eles em conjunto trabalham em busca desse ideal.
Cada uma das pessoas que compõe a sociedade tem deveres e direitos recíprocos. Dessa maneira eles tem como função contribuir sejam através de bens materiais ou da prestação de serviços com a sociedade empresária.
Dentro do conceito dessa sociedade existem vários tipos societários, cada um com sua carga tributária brasileira. E possuindo características que se baseiam principalmente na responsabilidade que os sócios terão com a empresa, além das cargas tributárias
.
Tipo Societário x cargas tributárias


Confira quais são os tipos societários e veja qual deles é o melhor para você abrir uma empresa.

1. Sociedade Limitada - LTDA

Sem dúvidas, o tipo societário mais comum como também o mais conhecido é a sociedade limitada. Provavelmente você já leu em algum lugar o nome de uma empresa acompanhado da sigla LTDA, isso significa que o tipo societário dela é sociedade limitada.
Esse tipo é bem comum pelo fato de limitar que a responsabilidade patrimonial dos sócios com a empresa não atinja seus bens particulares, isso para todos os fins, incluindo as cargas tributárias
. Dessa maneira o bem que não for da sociedade empresária não deve responder pela empresa. O sócio fica responsável de acordo com seu capital social dentro da sociedade.
Para abrir uma empresa nesse tipo societário primeiramente você vai precisar de sócios. Em seguida deve realizar a constituição da sociedade através de um contrato social na junta comercial do seu Estado, fato muito importante na hora de fazer a carga tributária brasileira. A saber empresas de pequeno porte, como também microempresas podem utilizar a sociedade limitada.

2. Tipo Societário: Sociedade Anônima – S\A

A sociedade anônima é regida por uma lei próprio sendo ela a Lei 6404\76 que estabelece que esse tipo societário será formado pela divisão de capital em ações. Dessa maneira o sócio responde apenas pelo preço das suas ações dentro da sociedade.
A sociedade anônima é regida por um Estatuto e não um contrato social. Ademais, esse tipo de sociedade depende do capital investido pelos sócios ou como também podem ser chamados acionistas. A saber, a participação de cada um desses sócios recebe o nome da ação a qual ele representa.
E legalmente a empresa S\A é representada pelo diretor ou o presidente da sociedade. Como também esse tipo societário é uma pessoa jurídica de direito privado e que nasce com um ideal mercantil. Podendo inclusive ter seu capital aberto ou fechado.

3. Sociedade Simples

A sociedade simples é a utilizada por profissionais que vão atuar diretamente na prestação dos serviços dessa sociedade. Ou seja, esse tipo societário é a junção de pessoas que iram atuar na prestação de serviços. Só para ilustrar podem ser por exemplo um grupo de médicos, eles têm a carga tributária brasileira diferenciada.
Visto que eles podem se reunir em sociedade simples e abrir uma empresa para prestarem seus serviços, de maneira pessoal. Esse tipo de sociedade está diretamente ligado a aquelas atividades que são prestadas de maneira intelectual.
Ou seja, depende do conhecimento e das informações que o socio tenha para que o serviço seja realizado. Para abrir uma empresa com sociedade simples você precisa de um contrato social que deverá ser registrado no cartório de registro civil de pessoa jurídica.

4. Sociedade em Nome Coletivo

Esse tipo societário já foi muito comum, no entanto a tendência atual é que ele caia em desuso. Visto que nesse tipo de sociedade os sócios tem responsabilidade ilimitada com a empresa. Dessa maneira inclusive seus bens particulares podem entrar para cobrir dívidas da sociedade.
Regida pelo Código Civil de 2002 em seu artigo 1042, essa sociedade precisa ser administrada exclusivamente por seus sócios. Ou seja, não é permitido contratar outras pessoas para administração da empresa. Ademais a sociedade em nome coletivo só pode ser formada por pessoas físicas.
Esse modelo de sociedade pode explorar quaisquer atividades sendo elas comerciais, económicas ou civis. Devendo ser criada por um contrato social registrado em um órgão competente, possuindo então personalidade jurídica.

5. Sociedade em Comandita Simples x cargas tributárias


Esse tipo societário se caracteriza pela divisão existente entre os sócios visto que são separados em dois grupos sendo eles: os sócios comanditários e os sócios chamados de comanditados. A diferença entre ambos não se dá apenas pelo nome, mas também pelas responsabilidades com a empresa.
Dessa forma o sócio comanditário é aquele que tem responsabilidade limitada com a sociedade. Ou seja, seus bens particulares não podem servir para cobrir dívidas contraídas pela empresa. Ademais eles só contribuem com capital na sociedade, não sendo responsáveis por nada no funcionamento da empresa.
Já o sócio comanditado é responsável por fornecer a sociedade além do capital a prestação de serviços também. Ou seja, não são apenas sócios, precisam trabalhar na empresa. Ademais possuem responsabilidade ilimitada perante a sociedade empresária.

6. Tipo Societário: Sociedade em Comandita por Ações

Esse tipo societário ocorre quando no mínimo duas ou mais pessoas se unem com o objetivo de obter lucro. No entanto nesse tipo societário ocorre a junção tanto do modelo de sociedade em comandita simples como também da sociedade anônima. Isso se dá em razão do capital social ser dividido em ações.
Ademais esse modelo de sociedade é regido pela lei das sociedades anônimas, e também pelo código civil. A responsabilidade das cargas tributárias
dos sócios nesse tipo societário é determinada e limitada pelo capital de ações que possui.

Como escolher o melhor tipo societário para abrir uma empresa

Para escolher o melhor tipo societário para abrir uma empresa você precisa analisar as opções acima. E dessa maneira verificar qual delas se encaixa melhor ao seu perfil tanto pessoal como as ideias profissionais que você tem.
Para cada pessoa um tipo societário pode atender melhor aos planos de sociedade. Dessa forma o importante é analisar qual deles vai atender o que você planeja para abrir sua empresa.

Contabilidade para pequenas, médias e grandes empresas