"
Menu
Contato
  • Av. Min. José Américo de Almeida, 442 Sala 201 - Torre
    João Pessoa - PB
  • +55 (83) 3221–2900 / (83) 9 9984-0029
  • Enviar e-mail






Artigo - Carga Tributária

qode interactive strata

Palavra-Chave: carga tributária
Tags: tributos contabilidade, tributárias, carga tributária brasileira, cargas tributárias, carga tributária

Meta-Descrição: Entenda o que é carga tributária, quais os tipos de tributos existentes no Brasil, e como funciona o recolhimento desses tributos.

E muito comum ouvirmos o termo carga tributária, no entanto nem sempre entendemos exatamente do que se trata. A saber, carga tributária diz respeito aos tributos que um país possui. Ou seja, tudo aquilo que o governo arrecada. Nesse hiato além do nome de carga tributária recebe também a denominação de carga fiscal. Representando então tudo aquilo que é recolhido pelo governo e de mesma maneira o produto interno bruto do País.

Dessa forma, a riqueza que é produzida se inclui como cargas tributárias. Desse modo a carga tributária é a conjunção de todos os tributos recolhidos e do PIB do País. De tal sorte que é realizada a medição do porcentual dessa riqueza que é destinada exclusivamente ao pagamento desses impostos.

O que são os Tributos?

Os tributos ou como também são denominados são prestações pecuniárias recolhidos no País. Visto que eles servem para que o governo pague as suas contas. Ou seja, são arrecadações recolhidas dos cidadãos através de produtos, bens ou serviços que servem para custear as despesas públicas.
De tal sorte que elas podem ser municipais, estaduais ou federais, visto que o valor que é destinado para esses entes é pago por nós Brasileiros e demais habitantes do País que consomem, compram, vendem, prestam serviço ou realizam atividades.
Tudo aquilo que fazemos com fins econômicos, seja vendendo ou adquirindo produtos tributos. Que podem estar descritos claramente ou não, dessa forma alguns impostos identificamos facilmente. Outros já são mais complexos de serem percebidos.

Carga Tributária: Quais são os Tributos Brasileiros

A saber os tributos conforme mencionado acima são prestações pecuniárias, ou seja, é ter que realizar, fazer algo. No entanto o pagamento de tributos é algo compulsório e que não deve surgir da pratica de atividades que não sejam licitas.
Ademais devem ser feitas em moeda, ou seja, em dinheiro, no entanto podem também ser prestadas em algo que expresse o mesmo valor. Existem diversos tipos de tributos Brasileiros, ao proposito os mais comuns são impostos, taxa, ou ainda contribuição de melhoria.
Além desses existem ainda o empréstimo compulsório e a contribuição especial. Desse modo todos são cargas tributarias recolhidas no intuito de custear as despesas que o governo possui.

Carga Tributária: O que são impostos

Conforme mencionado acima as cargas tributarias se dividem, e algumas são mais comuns que outras. Eventualmente a mais conhecida e que é a recolhida para pelo governo e tem relação com o PIB nacional são os impostos.
A saber imposto é toda cobrança que surge por parte do governo como forma de obrigação para que o cidadão efetue o pagamento. Visto que a competência de cobra-los pode variar entre união, estado e município.
Dessa maneira cada um dos governos seja ele federal estadual ou municipal tem competência para cobrar impostos específicos.

· Alguns Impostos da União

Os impostos de competência da união são destinados a cobrir despesas da área da saúde, educação como também da segurança. E entre eles estão o imposto de importação, imposto de exportação, imposto sobre produtos industrializados. Como também impostos sobre operação financeira, imposto de renda de pessoa jurídica e diversos outros.

· Alguns Impostos dos Estados

Entre os impostos que são competência do estado são impostos sobre circulação de mercadorias e serviços, imposto sobre transmissão causa morte e doação e imposto sobre a propriedade de veículos automotores.

· Alguns Impostos do Município

Ao propósito os impostos de competência do município são impostos de transmissão de bens Inter vivos, o imposto sobre bens e serviços e imposto sobre propriedade rural e urbana.

PIB

O PIB ou produto interno bruto, que também é utilizado no momento de estabelecer a carga tributária de um País se trata das riquezas produzidas. Ou seja, é feita uma analisa calculando tudo aquilo de riqueza que o Brasil produziu ao longo de determinado período de tempo.

Tributos Contabilidade

Os serviços de contabilidade são aliados no momento de analisar as cargas tributarias, sendo fundamentais para identificar inclusive se os valores pagos estão corretos. Se não estão existindo cobranças indevidas ou incoerentes.
Dessa forma fazendo a análise de tudo aquilo que está sendo cobrado e se é devido.

Carga Tributária Brasileira


A carga tributária do Brasil é calculada com base no que é recolhido de impostos da União, dos estados bem como do município. Do mesmo modo que se calcula também tudo aquilo que é recolhido a título de tributo de instituição como Senai, Sebrae, Senac e o Fundo de Garantia por tempo de serviço.
Assim é realizada a análise e cálculo da carga tributária brasileira, que no ano de 2019 chegou a 35,17% do PIB nacional. Para se chegar a esses valores exatos é feito um cálculo utilizando tudo aquilo de imposto que é recolhido. Com base sobre todas as riquezas geradas no País.
E dessa maneira se torna possível identificar o quanto do que foi gerado é destinado ao pagamento de impostos, tendo então a carga tributária.

Contabilidade para pequenas, médias e grandes empresas